segunda-feira, 30 de abril de 2012

Projeto Hidromel

Buenas,

Quem me conhece sabe que a algum tempo eu tenho o desejo de fazer cerveja em casa. Após longas brigas conversas com a patroa eu fui mandado decidi que deveria fazer algo mais simples. Que ocupasse menos espaço e menos tempo. Decidi pois partir para o Hidromel (Mead em inglês).

Procurei alguma coisa pelas "internets" e encontei algumas receitas interessantes. Após alguma divagação parti para executar esta aqui.


Em miúdos, quatro litros e meio de Hidromel feitos de forma rápida e barata. Vamos aos ingredientes
Ingredientes do Hidromel
Ingredientes para a receita
  • 5 litros de água mineral (procure aquelas sem flúor, se conseguir encontrar)
  • 1.5kg de mel
  • 1 pacote de 10g de fermento biológico (eu peguei o Saf Instant, mas vi eles falando do Fleishman)
  • 30 passas de uva branca
Preparação.

Lavei uma panela de 4 litros que tenho. Para isto comprei uma esponja nova e detergente neutro. Lavei também uma colher grande de metal um funil e uma concha.

Abri a água e tirei cerca de um litro e meio dela (coloquei em outra bambona d'água que eu já tinha, não precisaria dela pois a substituiria pelo mel). Com o resto da água, reparti. Metade ficou na bambona original. A outra metade eu coloquei na panela e levei ao fogo.

Esperei alguns minutos até começarem a formar aquela bolhas no fundo da panela e então derramei o mel. Com a colher que havia lavado eu raspei o fundo dos potes e fui mechendo na panela. Quando começou a criar uma espuma branca eu coloquei as 30 passas de uva na mistura. Mechi mais um tempo e antes de abrir fervura, desliguei.

Com o funil e a concha fui transferindo a mistura toda para a bambona de água (que deveria estar até a metade com água neste instante). Quando terminei, fechei ela e sacudi. Ponto pacífico em todas as receitas que li é que a mistura tem que estar bem aerada para a fermentação ocorrer legal. Após uns cinco minutos a mistura etava bem espumante, sinal de que 
  1. A panela não estava bem lavada
  2. A mistura está bem oxigenada
Decidi optar pela segunda, se fosse a primeira eu ia ter um problemão. Após isto tudo, eu furei a tampa e coloquei o "airlock" em S que havia comprado na sexta. Fechei tudo para não haver contaminação e fui para a parte final, a levedura.

Esquentei durante uns 30 segundos no microondas uma xícara de água (mineral, óbviamente). A água deveria estar morna, e bem longe de ferver. Algo em torno de 40 graus. Nesta água dissolvi duas colheres de chá de açucar e depois o pacote de fermento. Esperei uns 3 minutos para o fermento começar a borbulhar e derramei ele dentro da bambona com a mistura de água, mel e passas brancas.

Sacudi mais um pouco para misturar o fermento. Este foi o resultado.
Bambona antes de começar a fermentar o Hidromel
Antes de começar a fermentar
Depois de cerca de duas horas já estavam passando saudáveis bolhas de CO2 pelo sifão indicando que a fermentação já estava acontecendo.

Update 1
Assim estava a fermentação hoje (30/04/2012) ao meio dia

Update 2
Resultado da travasagem da bambona anterior para a nova (12/05/2012). Como sub-resultado tem mais uma pet de 500ml com o "restolho" do fundão que eu filtrei usando um filtro clássico de papel (filtro de café mesmo)

6 comentários:

Lavoisier disse...

Cassiano, a parte que mais gostei foi: "Fechei tudo para não haver contaminação".
Vou acreditar que esse MM (mosto maldito) já não esteja contaminado, pois faço parte da equipe de degustação(cobaias).
No mais é só parabeniza-lo pela inciativa!

Abraço,
Lavoisier Rodrigues.

Anônimo disse...

Onde comprar esse sifão?
gmarciobh@yahoo.com.br

Obrigado.

Anônimo disse...

el

Anônimo disse...

Onde comprar o sifão?
gmarciobh@yahoo.com.br

Obrigado

Cassiano Dal Pizzol disse...

cara, comprei ele pelo mercado livre mesmo.

este cara aqui

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447590069-airlock-tipo-s-c-adap-2-cerveja-caseira-e-artesanal-_JM

MZ disse...

Mas o resultado final valeu a pena? Ficou bom mesmo o sabor?